A cada nova temporada, algumas tendências se firmam, e outras reaparecem com força total. Devido a isso, algumas peças se tornam atemporais, enquanto outras reaparecem e se misturam em meio as novidades. Nesse contexto, os diversos tipos de couro se destacam. Isso porque esse material é muito versátil, elegante e de alta durabilidade.
Para quem procura estilo e qualidade, o ideal é investir em itens fabricados em couro legítimo. Com tantas tendências em moda, é preciso estar atento na hora de adquirir algo novo. Além do preço, a durabilidade da peça deve ser considerada na escolha. Bolsas, carteiras, sapatos e peças do vestuário em couro se tornam um excelente investimento a longo prazo, pois o material faz com eles durem por mais tempo.
Se você tem dúvidas sobre os tipos de couro disponíveis no mercado e quais as suas principais características, basta continuar a leitura do post para ficar por dentro da tendência!
Couro legítimo
O couro legítimo é um material bastante resistente e que se caracteriza por ser a pele de um animal que passou pelo processo de curtimento. O tipo mais conhecido e popular é de origem bovina, mas o couro de cobra ou de jacaré também existe e costuma ser muito apreciado.
O couro bovino, por ser bastante acessível, é utilizado na confecção de peças de roupa, acessórios e estofados. Além disso, ele pode ser tingido e encontrado em diversas estampas, representando as características de outros animais, por exemplo.
Camurça
A camurça é um tipo de couro bastante versátil que também pode ser derivado da pele de diversos animais. O processo de curtimento acontece na parte interna da pele do animal.
Após diversos tratamentos químicos, a camurça se torna um couro que une versatilidade e maciez em um mesmo produto. A padronagem também pode ser encontrada em roupas, sapatos e estofados.
Couro ecológico
O couro ecológico também possui origem animal, mas seu processo de curtimento é diferente. Em sua produção há uma redução no uso de metais pesados, como o cromo.
O tratamento do couro ecológico é basicamente composto por taninos vegetais. Essas substâncias tornam as proteínas existentes na pele mais resistentes à decomposição. Além disso, por utilizar menos água em sua produção, o material também se torna menos poluente.
Couro sintético
Apenas o couro de origem animal pode ser chamado de couro, mas é muito comum encontrarmos peças fabricadas no que é chamado de couro sintético. O maior problema é que este material não possui muita qualidade.
É impossível comparar o couro sintético com o legítimo, pois ele não apresenta a mesma resistência e impermeabilidade. No geral, o couro sintético é de baixa durabilidade, possui menor resistência e, ao longo do tempo, apresenta com mais facilidade marcas e rachaduras.
Os diferentes tipos de couro necessitam de cuidados especiais para que permaneçam com uma boa aparência. Hidratar as peças com produtos específicos é fundamental para manter as suas características e o seu brilho.
Com tantos tipos de couro, a dica para quem procura investir em uma peça durável, versátil e atemporal é investir na compra de objetos fabricados em couro legítimo. Trata-se de um investimento certeiro, pois as peças fabricadas, quando armazenadas e cuidadas da forma correta, preservam a sua aparência original por um longo tempo.
Pretende comprar uma peça fabricada em couro? Que tal começar por uma bolsa de couro? Veja em nosso artigo motivos para ter a sua!
João Oliveira
Não existe couro “sintético”!!!
Enluaze
Isso mesmo, João! O termo “couro sintético” não existe. Só pode ser chamado de couro o material que provêm da pele animal, como explicado neste mesmo post e outros do nosso blog, como por exemplo neste aqui: https:/couro-verdadeiro. Contudo, algumas vezes usamos este termo, pois é a forma como muitas pessoas conhecem o material sintético. Obrigado pelo comentário e pelo feedback!
ALVARO STEPHAN EUSTAQUIO DE CARVALHO
Muito bom, parabens pelo artigo!
Solange
O que é couro clássico?
Enluaze
Oi, Solange! Algumas lojas usam nomes que não são comuns para descrever seus produtos, com isso podem tentam vender couro sintético como se fossem legítimo, confundindo o consumidor. Não é sempre, mas pode acontecer. Recomendamos que você se informe com a loja e pergunte se é verdadeiro ou não, pois realmente esse termo não deixa claro a origem do material. Nós da Enluaze trabalhamos somente com couro legítimo, e sempre temos o cuidado de deixar isso claro nas descrições. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Tenha uma ótima semana!
Carlos Hamilton Bezerra Lima
E o couro mestiço, se enquadra em qual? Obrigado.
Enluaze
Oi, Carlos! Tudo bem? O couro mestiço é geralmente um couro bem fino, tipo uma pelica. Como não trabalhamos com esse tipo de couro, recomendo que você entre em contato com a loja ou o vendedor para saber mais a respeito desse material, eles poderão te orientar da melhor forma! Nós da Enluaze trabalhamos com couros mais grossos. Qualquer dúvida, permaneço à disposição! Loja Enluaze.
Márcia
Bom dia o couro vaqueta e um couro resistente? Pois quero comprar um sapato e gostaria de saber se e bom e resistente e qual couro vc indica para calçado?
Enluaze
Bom dia, Márcia! Tudo bem? O mais recomendado, neste caso, é entrar em contato com a loja onde você pretende fazer a compra, para saber qual é a origem do couro e sua resistência. Pois cada loja pode ter uma nomenclatura diferente para o material, por isso seria bom questiona-los sobre isso. O ouro bovino legítimo é sempre um ótimo material, pois possui qualidade e resistência, e pode durar muitos anos de bem cuidado. Lembre-se de hidrata-lo com frequência para que fique sempre brilhoso e bonito 😉
Qualquer dúvida, estamos por aqui pra ajudar!
Gabi – Loja Enluaze.
Cleusa
Boa tarde!
O couro bovino fica bem em uma jaqueta?
Enluaze
Boa tarde, Cleusa! Couro bovino é bastante utilizado em jaquetas, calçados e bolsas. Além de ser de excelente qualidade, é bonito e combina com qualquer ocasião. 😉 Sempre que precisar, estamos à disposição!
FABYOLA
E o couro floater, se envaoxa em qual categoria? Couro sintético, ecológico
Enluaze
Oi, Fabyola!
O couro floater geralmente é de origem animal. Mas recomendamos que analise as informações do produto, ou pergunte ao vendedor antes de fazer a compra, para ter certeza da procedência do material.
Gabriela – Loja Enluaze.
Aparecida Ferreira Martins
Existe algum teste para saber se uma bolsa é de couro?comprei uma bolsa como couro legítimo no entanto achei o material muito fino e não parece couro.
Enluaze
Oi, Aparecida! Tudo bem?
Recomendo dar uma lida nesse artigo: https:/diferenciar-couro-legitimo/
Nele, damos algumas dicas de como descobrir de um produto é de couro legítimo. Os comentários dos visitantes também trazem algumas informações importantes, se você quiser dar uma olhadinha 😉
Qualquer dúvida, é só pedir!
Francisco Souza
O termo “couro sintético” bem é válido. Linguagem é dinâmica, as palavras têm sentido que as pessoas dão à elas,muitas ganham novos significados ou perdem. Não chamaríamos de “coração sintético/artificial” um mecanismo artificial usado para subtituir o órgão responsável por bombear o sangue no nosso corpo?
Enluaze
Olá, Francisco! Nós costumamos dizer que o termo “couro sintético” não é correto, pois pode confundir muita gente, que acaba comprando sintético achando que é couro original. Por isso, muitas lojas inclusive proíbem o uso da palavra “couro” em peças que não sejam feitas, exclusivamente, de pele animal. Mas entendo a sua posição, e concordo, a língua é dinâmica. Só queremos evitar confusões e mal entendidos 😉 Obrigada pela sua colaboração!
Rubem Olintho de Souza Filho
Em termos de blazers e jaquetas, qual seria o melhor tipo de couro a adquirir?
Enluaze
Boa tarde, Rubem! Só trabalhamos com couro bovino, por isso não sei informar a durabilidade de outros materiais, infelizmente. Desculpe. Se puder ajudar em algo mais, permaneço à disposição.
Yara
Bom dia,
couro caseína é realmente couro? Ou é algum tipo sintético? Obrigada!
Enluaze
Boa tarde, Yara!
Não trabalhamos com essa nomenclatura em nossa loja, mas acreditamos que seja couro legítimo. De qualquer forma, recomendamos tirar a dúvida com a loja onde você tem interesse de fazer a sua compra!
Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!
Erika
Não sei se vc já obteve a informação, mas a caseína é um dos muitos produtos que podem ser utilizados nas etapas finais do tratamento do couro. Fornece ao material um acabamento polido, um pouco mais resistente e também mais “duro”.
WILSON DE JESUS MACHADO MIRANDA
Boa noite. Adorei seu post. Muito explicativo e elucidativo, principalmente para pessoas leigas como eu. Gostaria de fazer uma pergunta: em termos de durabilidade qual a jaqueta de couro que dura mais? BOVINA, CARNEIRO, ANTÍLOPE ou se tiver uma outra mais duradoura me informe, por favor. Obrigado pela atenção.
Enluaze
Boa tarde, Wilson!
Obrigado pelo comentário, fico feliz que tenha gostado dos nossos conteúdos. Só trabalhamos com couro legítimo bovino, por isso não sei informar a durabilidade de outros materiais, infelizmente. Desculpe.
Se puder ajudar em algo mais, permanecemos à disposição.
Juliana
Ola, boa tarde, o couro de lamb( cordeiro) é duravel como o bovino? Obrigads
Enluaze
Boa tarde, Juliana! Só trabalhamos com couro legítimo bovino, por isso não sei informar a durabilidade de outros materiais, infelizmente. Desculpe. Se puder ajudar em algo mais, permanecemos à disposição.
Aloisio Alberto
Primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo seu site e pela informação que ajuda inclusive a diferenciar os vendedores que vendem produtos originais dos que tentam ludibriar o cliente vendendo um produto paralelo. Você saberia me dizer o que é o tal do “Couro de Lichia”?
Enluaze
Boa tarde, Aloisio! Infelizmente não conhecíamos esse termo, então não podemos te afirmar com certeza a sua definição. Porém, acreditamos se tratar de uma nomenclatura importada para produtos de couro sintético.
Elaine
Não existe couro ecológico, o que existe são sintéticos com um nome apelativo. E para testar o couro é só acender um isqueiro nele, se pegar fogo é sintético.